IPREM apoia campanha Novembro Azul

Nessa quinta-feira (17), foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Novembro é o mês de conscientização e prevenção da doença. Para apoiar a causa, o Instituto de Previdência Municipal de Pouso Alegre utiliza, desde o dia 1º,  a cor da campanha com o laço azul nas redes sociais e site.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele. 

Os especialistas dizem que a doença não provoca sintomas na fase inicial. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento do câncer de próstata é a idade. Segundo o INCA, tanto a incidência quanto a mortalidade da doença aumentam significativamente após os 50 anos.

O “Novembro Azul” surgiu na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. A campanha reforça a importância da prevenção desse tipo de câncer e também de doenças em geral, incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.